Translate

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Primeira palestra: NUTRIÇÃO mamãe e bebê!

Saímos correndo, pegamos trânsito e mesmo assim atrasamos...chegamos no endereço e não era lá... trocaram e não avisaram.
O atendente não sabia dar o endereço certo de onde era e então apareceu mais uma pessoa perguntando onde era o curso de gestante, e eu falei:
__ Pois é, também não me avisaram... trocaram o endereço do curso vai ser na USIMED. Você sabe onde é?
E a pessoa:
__ Sei sim.
E eu :
__ Ai, corri tanto, não acredito que vou chegar atrasada na primeira palestra.
E ela:
__ Mas não vai mesmo...a palestrante sou eu, e nada começa enquanto nós não chegarmos.

Eu sorri aliviada, e demos uma caroninha para a palestrante e chegamos todos quase 20 minutos atrasados.
Tirando esta desorganização da UNIMED, enfim ... começou a palestra com a nutricionista.

Reforçou muitas coisas em que eu já acreditava, as coisas que eu tinha como proibido ela reforçou o pensamento usando a flexível linguagem academica ao dizer que "não é recomendado" ... claro que eles não podem falar "PROIBIDO" pois para banir um alimento precisam de todo um embasamento com pesquisas e isto demora muitos anos. Então fiquei com meu PROIBIDO cientificamente chamado de NÃO RECOMENDADO, entre eles: cafeína, aspartame e etc...


Descobri algo muito legal na palestra...daqui a duas semanas (com 20 semanas) o meu bebê já vai começar a sentir o sabor dos alimentos que eu estou comendo, e isto me incentivou a variar mais ainda a alimentação ...e cuidar mais ainda.
Ela deu uma idéia de calorias e IMC, para vermos o quanto é normal engordar...e eu fiquei naquela faixa que já imaginava...até 16k no final da gestação será considerado normal se eu engordar...e eu espero não precisar utilizar todos estes quilos.

Falou sobre as vitaminas, os alimentos... e me animou a continuar com as fibras e muita água como estou tomando. As gorduras , óleos e azeites...pediu para variar, não comer sempre o mesmo... um dia óleo de oliva, outro de girassol e assim por diante.
Falou para evitar margarina...e preferir manteiga que é melhor para o corpo processar , apenas comer em pouca quantidade.

Deu um leve toque sobre aleitamento materno, elucidou várias coisas sobre as cólicas do bebê que nem sempre é só o que comemos... mas também o sistema gastro do bebe que está expandindo.

Falou que não é permitido fazer dietas na gravidez e nem na lactação. Explicou que durante a amamentação a cada 1 litro de leite produzido são gastas 800 kcalorias...então o segredo é amamentar.

Pediu para comermos pelo menos 6 refeições por dia,  e continuar assim durante a amamentação.
Continuar não tomando álcool (NEM EM GEL kkkkk) : isto sim foi proibido.


****
Mesmo assim ontem eu jaquei... desde a sobremesa do almoço que foi uma fina fatia de torta de limão, e o café da tarde que teve duas fatias de bolo de morango com chantilly e na sobremesa da janta que comi duas bolas de sorvete prestigio...enfim... hoje tenho que ir atrás do prejuízo...comilança kkkkkkkkkk
Bom... aumentei um pouco o carboidrato que estou ingerindo... agora estou mesmo comendo as duas fatias de pão integral no café da manhã o que está ajudando a diminuir um pouco a fome.

Hoje a noite tem a segunda palestra!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página